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antimonumento

                                                           num antimonumento a drummond

                                                                                                                                  francisco k

                                                                        [1. o sobrevivente

                                                                         2. áporo

                                                                         3. procura da poesia

                                                                         4. nenhuma poesia]

                                                                                          [1]

                                                                                       impos

                                                                       sívelcomp

                                                                                       orumpoe

                                                                            maaes

                                                                                       saalt

                                                                         uraéprec

                                                                                       isoescreveru

                                                                     mpoemaso

                                                                                       breump

                                                             oemamaseunun

                                                                                       ca

                                                                                 imp

                                                                                       os

                                                                                    sí

                                                                                        velumalinh

                                                                      aquesejad

                                                                                        epoes

                                                                             iaverd

                                                                                        adeir

                                                                             adesc

                                                                                        o

                                                                                           nfio

                                                                                 des

                                                                                        tasli

                                                                           nhasqu

                                                                                        eescr

                                                                                  evi

                                                                                        (ump

                                                                                oem

                                                                                                            a?)

                                                                                           [2]

                                                                                     son

                                                                                     eto

                                                                                     sub

                                                                                      ter

                                                                                            #

                                                                                     rân

                                                                                      eo

                                                                                     impl

                                                                                     ode

                                                                                            #

                                                                                     dru

                                                                                     mm

                                                                                     ond

                                                                                            #

                                                                                    unde

                                                                                     rgro

                                                                                     und

                                                                                           [3]

                                                                                        pen

                                                                                  etra

                                                                                        ab

                                                                                 surd

                                                                                        amente

                                                                           despido

                                                                                        pene

                                                                                   tra

                                                                                    lá

                                                                                        onde

                                                                                 desabrocha

                                                                              o não-

                                                                                        sent

                                                                                   ido

                                                                                        do

                                                                                  res

                                                                                         sentido

                                                                                 surd

                                                                                         indo o

                                                                          som-sen

                                                                                        tido

                                                                               trans

                                                                                        lúcido

                                                                                        no

                                                                                 esc

                                                                                        uro

                                                                                           [4]

                                                                                        ins

                                                                              iraase

                                                                                        nha:……

                                                                                ……..

                                                                                        (troux

                                                                             esteac

                                                                                     h

                                                                                        ave?

                                                                               apalp

                                                                                        aste

                                                                                      a

                                                                                 cois

                                                                                        a-em-s

                                                                                     i?

                                                                                        viol

                                                                               astea

                                                                                        pal

                                                                                avra

                                                                                        emf

                                                                                lor?)

                                                                                        est

                                                                               amen

                                                                                        sag

                                                                          emseaut

                                                                                        odestr

                                                                                uiráe

                                                                                        m3se

                                                                                      g

                                                                                         und

                                                                                    os

 

 

 

Duas visitas na Rua Henrique Dias

Uma chamada à noite. Rápido, à casa do bispo. Nova complicação, mas inédita. Não era um subversivo com a vida por um fio. Nem algo tão diferente disso.

Mas incrível… Agora estavam lá os dois. E um problema a resolver, com toda a pressa.

Não tinha carro, ele. Bôto, o Negão, marxista olindense, com seu iminente sorriso maroto. Mais de malandro, talvez… Marcou um ponto de encontro.

Depois viria ao planalto central por uns anos. Sempre à borda do excêntrico. Às vezes contador de mentira. Com seu escorregadio sorriso irônico. Depois namoraria uma tendência trotskista entre outras namoradas, é claro.

Ia então à Igreja das Fronteiras, que lá é que estava o imbróglio. Um plano gorado. Gesto suspenso no ar.

Um estranho zum-zum na cabeça, dele, que ali viera. Rua Henrique Dias, na casa ao lado da igreja. O padre continuava falando. O visitante tartamudeava, atravessando uma paisagem de sonho.

Ele já o fizera antes. Decerto que sim. Mas ali tudo desabava.

A picareta subiu no ar, por um breve tempo. E Leon caído, alagado em sangue. A escrivaninha num torvelinho vermelho.

Agora era dar sumiço no homem. No bom sentido: tirá-lo logo dali. Pro interior do estado: Caruaru, Ouricuri? Um negro pobre chegando, ninguém ia reparar muito. Ou mais longe: Rio de Janeiro? Salvador?

Em outra dobra do tempo, era eu que ali estava. Com a audácia dos tímidos, diria Clarice. Ele mesmo abriu o portão velho de madeira. Não devo ter olhado nos olhos.

O que quer um rapaz tão jovem nesse dia de carnaval?… Por que não está brincando o carnaval?

Um encontro com um homem notável. Não me lembro bem como saí sem ter transposto o portão no que pensava. Ainda não propenso à folia.

Era preciso levar o homem antes do amanhecer. Um homem rude. Que dizia que o outro era um santo. Então mirava, temeroso, pelas frestas do inferno?

Batera, por suposto, no mesmo portão que eu depois. O mesmo homem franzino foi que abriu. Mas pedia: uma comida, tinha?

Sim, estou indo tomar uma sopa agora… Você quer?…

Tentei atentar mas a coisa tendeu pra um outro lado. Como uma tentação de reescrever o que estava dito. De embaralhar o script. Naquele momento, talvez subentendido. Pelo outro.

De trair o contratado, deixando o mundo admirar-se. Ninguém saberá mas direi a mim diariamente o segredo.

Sentou-se à mesa para sorver um pouco de sopa. Gosto estranho de quê? Daquela expectativa. Sem saber o quê… mas falou afinal. Sentado a seu lado. Viera matá-lo.

NOTA:

A trama desse conto (meu único) vem da lembrança de uma visita que fiz em 1979 a Dom Helder Câmara… e, sobretudo, de uma história que teria se passado com ele anos antes, tal como relatada por meu amigo Antonio Carlos (Bôto), que nela também teria atuado (mas em plano secundário). Em dois ou três rápidos takes, a morte de L. Trotsky não pertence, decerto, aos espaços-tempos das “duas visitas”. O final do conto conduz diretamente (cronologicamente) a seu início.

O rei revém dos infernos – uma invenção de Francisco K

Colagem por Winie Vasconcelos

Passou chispando. Bip, bip. Com seu novo carrão. Cadilac, calhambeque, carruagem. E no banco da frente, ao alcance da mão direita, uma garota de peitos firmes expõe as pernas. Papo firme. Há mais de mil garotas. Com a mesma sorte, consorte por rápidos dias do rei. O tempo passa chispando. Somos tão jovens. O vento bate nos cabelos, que a mão displicente ajeita.

O rei ri. O rei bem sucedido ri ao vento marinho e esvoaçam seus cabelos na Urca. Mas não de seus súditos mal sucedidos ri. Simplesmente ri porque a vida é bela, enquanto esplende o Rio. Um arrivista, não. Não um aventureiro que se lançou na temerária empresa de se fazer rei. Rei nato. Talentoso. Ri das ondas turvas da Urca. Simplesmente ri. O riso puro do menino que ainda é. Ri distraído.

Ele tem seu bróder. Belo como uma rocha. Com a alma tremendo, trêmula: atarantada. Difícil dizer o que um fez e o outro fez. Liga mais íntima que Lennon & McCartney. O que um começou a fazer na rua e o outro arrematou concentrado. Estou sentado à beira de um caminho que não tem mais fim. O que um traçou na pele e o outro executou no esquadro. Fama de mau mas ótimo sujeito.

Ri adoidado. O rei ri, endiabrado. Que tudo mais vá pro inferno! O rei sou eu, bicho. Emoções tântalas. Vocifera nos alto-falantes da Avenida São João. De que vale tudo isso? Perdido nas encruzilhadas: a grande cidade. Saudade da passarinhada lá de casa. O riso dissoluto, esboça um esgar. Ergo sum. Que rei sou eu?

A dita é dura, perdura. Pendura no pau de arara. Desdita de quem? A dita é árdua, divertidamente absurda. Manhã cinzenta. A ditadura fez e aconteceu e o país cresceu. O filme fez sensação no sequestro, foi a Cuba e Olney dançou. Paciência. O bolo cresceu e um dia vai ter que ser dividido. Vai ser bonito, só farelo pra ralé se refestelar.

O rei remira o mar. A água bate no casco de seu veleiro. O vento move o cabelo do rei que veleja, ao sol que doura a pele da menina estendida, quase sonhando. Ao balanço do casco. A eternidade não vai lançar um breve olhar sobre este instante, imperceptivelmente perfeito, quase? O sal retém-se e o óleo no bronze áureo daquela pele de agora, escorregadia.

Tem o Tim. Vozeirão. E seu feio hábito de subtrair. Não condeno mas também (o rei tem bom coração) não alivio. Pois se está pegando para si está tirando de alguém. Pessoa física ou jurídica. Fácil dizer que apenas mente um pouquinho. Ou racionalizar delirando. Ou vice-versa. Assim é fácil. Difícil é não estrilar se a sorte oscila. Sim. Difícil é a vida. E o ofício de síndico.

O rei bebe na boca da Bios, baba-lhe os peitos. Amada amante houve antes, agora é esta quem me dá o espanto. Me espanca… ou antes… sou eu quem bate em suas ancas, luzidias. Levemente. Carinhosamente, como merece a Mary. Rio-me de seu riso tonto, estremecido. Je vous salue. Mary Bios. Sem saber o que é direito o torto o avesso um corpo o outro o ente o entre…

Quando visita os meninos acidentados em um leito de hospital, algo se acende em seu coração. O rei é bom. E cedam nisso, ao menos: a concessão real de sua minha visita lhes faz bem. Pois ele é eu sou o rei. Eu sei o que aqueles olhinhos que brilham sentem e você, torpe poeta, não.

Iara eu ia, eu era, inocentemente. No seio doce do adverso. Sigo incendiando. Eu sou doido por Eurídice, quem me disse que ela era Iara, codinome Jussara, a musa múltipla, subversora. Um flash estoura, como nos flagrassem. Mas sua mão já se me escorrega e sigo e não ouso olhar para trás. E então para ali sempre foi uivando de dor, bem intencionados diabos puxando seus braços e pernas… e ali jaz.

Tem outro rei que é preto. Incomparável. Com a bola nos pés. Pensando em milissegundos. Talvez mais rei do que jamais serei. Mas o mundo, neste oco fervilhante do século XX, tem lugar pra nós dois e mais. O rei do reggae. Do baião. Do metacinema. Brasil campeão. Bi e tricampeão. Também no festival de San Remo. Fica na sua que eu tô na minha. Todo mundo sambando com a bola no pé. Yeah, yeah, yeah.

Sempre o menino simples. Interiorano. Vivo só pensando em ti. Mas Sampaio, o outro… onde é que anda? Por onde anda agora o Sampaio? Não Cachoeiro, não a árida Brasília, não Itapoã, mas Lapa. Malandro roto, vai acabar ficando morto. O rei e o rueiro. Ri entre os dentes, irredento. Seu pobre blues e ácido samba. Bebendo em pé, gabando-se de quase nada: Copacabana mon amour, eu sobrevivo. O nervo vívido, exposto, do que não é rei. Na cabine 103.

O rei vacila. Humanamente. Vago, erradio. Errare humanum est. À sombra da ditadura. Des jeunes filles en fleur. O rato roeu a roupa. O general na plateia retribuiu o sorriso. Que rei sou eu? É preciso fazer alguma coisa. Des braves enfants. O repto. Nos porões. Pétala a pétala. Pois é, estou indo. Bye!… Bye!…

Um dia a areia branca. London, London. Subindo a Porto Bello Road. E o rei descontraído segue no sentido do príncipe do cabelo encaracolado. Um dia a areia branca. Rosa fora a primeira a chorar. Porque o rei vinha até eles: o infante tropicalista, o estadista, a futura filósofa. E ali estava regiamente, descontraidamente, para ser visto por eles. Eis que entoa sinuosa canção.

O rei biografado. Sente incômodo. Admira-se da alheia bisbilhotice. Decididamente não lhe agrada. Com quantos erres se grafa o rei, responde rápido. E erros nesse relato? Inda mais quando verte o vero. O espelho trincado de um fã. Então o rei que se ferre? O rei processa e manda recolher. O rei é o rei e ponto.

Arfando o fôlego que lhe falta. Ainda entrecortado. Pisar (de novo) aquela areia. A viva memória dos choques no pênis e no ânus. Circuito. Os membros entorpecidos. Do último pau de arara. Uma porta enfim se abrira. Ele era o rei. Precisava sobreviver. Por seu povo. O futuro resplandecente desse povo. Nem que fosse preciso esquecer tudo que sabia. Reaprender do zero. Ao pisar a areia, nela deixar a marca do pé. Sabia que estava voltando, pra sua gente. Longe, um selvagem levanta o braço. Decerto deliro. Estende os olhos ao aberto. Um pesadelo talvez. Enquanto os raios aurorais vêm dóceis bater em um formoso seio do mar Guanabara


Referências